A
Acabamento – Conjunto de operações que se seguem à impressão e dão ao trabalho a sua apresentação definitiva.
Arte final – Conjunto de ficheiros digitais preparados para serem enviados à gráfica que irá produzir o trabalho, sem que haja necessidade de mais nenhuma intervenção.

Artes gráficas – Profissionais, empresas e ocupações industriais relacionadas com a criação de produtos impressos. Design gráfico, pre-impressão, impressão, encadernação e ocupações similares, estão relacionadas com as artes gráficas.
Publicidade, redação, forografia, desenho, ilustração, pintura e similares são ocupações que podem também estar relacionadas com as artes gráficas.

B
Badana
– Cada uma das extremidades da sobrecapa ou de certas capas de cartolina que se dobram para dentro do livro.
Bandeira – Forma de compor os textos sem os justificar (alinhar) de um ou de ambos os lados. Os textos justificados apenas de um dos lados são, conforme os casos, em “bandeira à esquerda” ou em “bandeira à direita”. Os textos justificados ao centro também são chamados “em espinha”.

C
Caixa alta
/ caixa baixa – Designação tipográfica das maiúsculas / minúsculas.
Capa dura – Cobertura rígida de um livro normalmente em cartão resvestido com papel impresso, tecido ou tela. Pode incluir sobrecapa
Capa mole – Cobertura felxível de um livro normalmente em cartolina. Pode ter badanas, ou ser simplemente aparada.
CMYK – É a designação abreviada das cores básicas – ciano, magenta, amarelo e preto – das tintas de impressão. No écran parecem ser diferentes, pois são mostradas em RGB – red, green, blue -, processo para se assemelharem às cores da impressão.
Corpo – Tamanho do caracter tipográfico medido em pontos que inclui a defesa natural para evitar a sobreposição de linhas de texto.
Corte (ou margem de corte) – Medida para além do formato, a considerar num documento cuja impressão se pretende prolongar até ao limite da folha, para evitar que após o corte surjam rebordos brancos ou vazios. Nestas situações, diz-se que a página ou determinados elementos da página vão “ao corte” ou “a sangrar”. A medida habitual da margem de corte é 3 mm.

D
Dimensão das imagens
/ resolução – As imagens devem ser dimensionadas com as medidas que irão na impressão a 300 dpi de resolução.
Exemplo: uma imagem a imprimir com 18×18 cm, deverá ter 2126×2126 pixeis.
DPI (dots per inch, em português pontos por polegada) – Medida da resolução da impressora que define a quantidade de pontos de tinta que são colocados na página quando a imagem é impressa. A resolução standard na impressão offset e digital é de 300 dpi

E
Edição
– Conjunto de exemplares de uma só tiragem.
Encarte – Impresso publicitário que se insere numa publicação. Têm um tamanho mais reduzido do que a publicação onde vai, gramagem mais elevada e melhor qualidade de impressão. A sua inserção realiza-se na pósimpressão.
Entrelinha – É o espaço existente entre as linhas de um texto. Em artes gráficas mede-se desde a base de uma linha até à base da linha seguinte e expressa-se em pontos.

F
Fac-simile
– Cópia ou reprodução exacta de um livro, documento, etc., por meio de fotografia ou de outros processos gráficos.
Ficha técnica – Informação que refere o título do livro, autor, designer, ilustrador/fotógrafo, coordenador da edição, gráfica, data da edição, ISBN, Depósito Legal, número de exemplares da edição, número da edição, etc. Normalmente estes dados são impressos no verso do rosto, mas também podem figurar na última página.
Filete – Em artes gráficas e tipografia, sinónimo de linha ou adorno mais ou menos linear, que não seja demasiado grosso.
Formato – Dimensão física de um produto gráfico após o seu acabamento. No caso de um livro a dimensão reporta-se à largura e altura finais da página do miolo. Em produtos monofolha sujeitos a dobragem (capas, desdobráveis, embalagens, etc.), o formato deve mencionar se se refere ao produto aberto ou fechado.

G
Gralha
– Erro cometido pela pessoa que compõe o texto.
Gramagem – Valor que exprime o peso, em gramas, de uma folha com um metro quadrado de um determinado papel.
Guardas – Folhas dobradas, impressas ou não, que se colocam no início e no final do livro encadernado, unindo a capa ao miolo.

I
Impressão digital
– Método de impressão no qual as páginas são enviadas directamente do computador para a impressora. Tecnologia especialmente recomendada para pequenas quantidades (Na imagem ao lado, reprodução da capa do livro de que se imprimiram apenas dois exemplares).
Impressão
offset – Processo de impressão indireta que utiliza uma chapa fotossensível para transferir a tinta para o papel através de um cilindro intermediário de borracha. Método indicado para grandes tiragens, devido aos custos de preparação.

J
JPG
(na gíria jota-peg) – É um formato de compressão, com perda de qualidade, aplicado em imagens fotográficas. A perda é proporcional ao factor de compressão utilizado.
Justificação – Método de ajuste tipográfico das margens de um ou de ambos os lados de um texto. Um texto ajustado de ambas as margens diz-se “justificado” e dever ser hifinizado. Um texto não ajustado de uma ou de ambas as margens diz-se em “bandeira”, podendo ser “centrado” (ou “em espinha”), em “bandeira à esquerda” ou em “bandeira à direita” e, normalmente, não é hifinizado.

L
Laminação
/ plastificação (ou plasticização) – Acabamento para reforçar e proteger o papel através da aplicação por colagem de uma película transparente, brilhante ou mate.
Layout – Expressão inglesa muito usada em artes gráficas que corresponde ao projecto gráfico, com a especificação dos tipos que se devem empregar, disposição do texto, medidas, e outras indicações  necessárias ao desenvolvimento do trabalho.
Legenda – Dizeres que geralmente acompanham as imagens.
Lombada – Parte do livro, que leva a costura e outros materiais que formam o dorso. Quando a espessura o permite também se coloca aqui o título do livro.

M
Mancha
– A área impressa da página, ou das colunas de texto.
Marcas de corte – Pequenas linhas (situadas nos cantos) que servem para ajustar a guilhotina a cortar as peças no tamanho final. Estas marcas estão localizadas de modo que quando se corta o papel não fiquem vestígios no produto acabado.
Maquetização / paginação – Distribuição do texto e imagens pelas páginas de acordo com as especificações do projecto gráfico (layout) previamente aprovado.
Miolo – Parte correspondente à totalidade das páginas de um livro.
Mono – Exemplar único em branco que representa um modelo – para aprovação -  com as características físicas do futuro livro.

P
Paginação /
maquetização – Distribuição do texto e imagens pelas páginas de acordo com as especificações do projecto gráfico (layout) previamente aprovado.
Papel – Material plano e fino produzido em folhas, formado por fibras vegetais que se usa como suporte para a escrita e o desenho. Existem muitos tipos de papel, desde os de maior qualidade dedicados ao desenho artístico e impressões de luxo, ao papel de jornal. A qualidade do papel depende do material de que é feito, da espessura que tenha (gramagem) e do acabamento (calandrado, estucado ou couché…).
Papel couché – Papel que no seu fabrico recebeu uma camada externa de um composto inorgânico para melhorar o seu acabamento dando-lhe maior suavidade e brancura. A sua superfície pode ser brilhante, acetinada ou mate.
PDF – Formato de documento digital da Adobe para o intercambio de informação conservando o máximo possível a aparência original que tinha no programa com que foi criado (sem necessidade deste). A sigla PDF corresponde à expressão Portable File Document (ficheiro de documento transportável).
Plastificação (ou plasticização) / laminação – Acabamento para reforçar e proteger o papel através da aplicação por colagem de uma película transparente, brilhante ou mate.

R
Resolução
das imagens / dimensão das imagens – As imagens para impressão offset ou digital, devem ter no mínimo 300 dpi de resolução e ser dimensionadas com as medidas que irão na impressão.
Exemplo: uma imagem a imprimir com 18×18 cm, deverá ter 2126×2126 pixeis.
RGB
[red (vermelho), green (verde) e blue (azul)] – É o sistema aditivo de cores, ou seja, de projeções de luz, como televisores ou monitores de computador, em que estas 3 cores são combinadas de várias maneiras para reproduzir outras cores.
Rodapé – Composição que vai na parte inferior da página.
Rosto – A parte da obra em que vai o título, o nome do autor, editora, etc.

S
Serifa
– Chamam-se fontes “com serifa” a algumas fontes tipográficas cujo desenho exibe pequenos remates pontiagudos que adornam os finais dos traços principais dos caracteres. As fontes que não têm esses remates chamam-se fontes “sem serifa”.
Exemplos: Times é uma fonte com serifa, Helvética uma fonte sem serifa.
Sobrecapa – Folha de papel, normalmente com gramagem superior ao papel da obra, que envolve e protege a capa do livro e tem os mesmos dizeres e imagem desta capa ou semelhante.
Suporte – Material sobre o qual se imprime. Habitualmente é papel, cartolina ou cartão, mas pode-se imprimir sobre qualquer coisa capaz de suportar uma impressão (tela, metal, cristal, plástico… desde que esse material tenha a qualidade de manter a impressão o tempo suficiente).

T
Tiragem
– Número de exemplares de uma edição.
A pequena tiragem, para a qual a impressão digital é muito recomendada, não tem um número de exemplares definido. Varia conforme o formato e o número de páginas do livro a imprimir mas não deve exceder os 200 ou 400 exemplares, conforme o formato seja ≤A4 ou ≤A5.
Para tiragens superiores recomenda-se a impressão convencional (offset) que permite custos unitários significativamente menores.

Envie o seu comentário e novas entradas para enriquecer o glossário.