Perguntas mais frequentes

Que tipo de livros é possível fazer na mybook?
O mesmo tipo dos que encontra nas livrarias, com os mesmos acabamentos, impressão de grande qualidade e em pequenas tiragens. Mas também criamos outros produtos gráficos. Consulte-nos.
Encontra aqui algumas sugestões dos livros que é possível fazer.

Quanto custa fazer um livro?
O preço depende da tiragem, número de páginas, formato e tipo de capa.
Por exemplo, 10 livros com 40 páginas a cores no formato 20×25 cm e com capa mole, custam 299,00 euros.
O mesmo trabalho, sem o projecto gráfico, custa 199,00 euros.
Aos preços acresce o IVA à taxa em vigor.

Como encomendar a produção de um livro?
Solicite-nos uma proposta com a descrição o mais pormenorizada possível das características do futuro livro e anexe uma amostragem do conteúdo.
Consulte por favor os termos gráficos apropriados.

Quais as características a mencionar no pedido?
Qual tipo de livro pretendido, formato, número de páginas, tipo de papel, tipo de capa e número de imagens a incluir. Finalmente decidir quantos exemplares prentende do seu livro. (ver também “mybook” livros com design).

Como fazer para editar um livro?
A mybook, não sendo uma editora, dará todos os esclarecimentos e orientações quanto á obtenção do ISBN e Depósito Legal.
A colocação dos livros no mercado será assegurada, mediante consulta prévia, por uma distribuidora acreditada.

Como organizar e gravar os textos?
Para a boa execução do trabalho é essencial um pequeno relatório, ou um índice estruturado do livro, com as secções, títulos, subtítulos, etc.
Anote no texto a localização das imagens e outras indicações a ter em conta no trabalho a desenvolver e organize-o em partes/capítulos.
Grave os ficheiros (ex: Word) nomeando-os de acordo com o índice.

Como organizar e gravar as imagens?
Edite as imagens (ex: Photoshop) e grave-as com 300dpi de resolução, em formato “jpg” e na dimensão aproximada de impressão. Os desenhos devem ter as fontes vectorizadas (convert to path) e formato “eps”.
Nomeie os ficheiros sequencialmente – 001, 002, etc. -, e organize as imagens em pastas de acordo com a estrutura do índice.

Como enviar os elementos de trabalho (texto e imagens)?
Utilize o email, a Internet – o YouSendIt é grátis até 100mb -, ou qualquer suporte informático pelo correio normal. É importante enviar-nos prints do texto, para salvaguardar alterações de formatação no envio electrónico.
Futuramente será criado um canal de comunicação dedicado ao seu projecto que terá, entre outras, a funcionalidade de upload/donwnload de documentos.

Quais são as etapas de desenvolvimento do trabalho?
As fases do trabalho, prazos e condições, são definidos no nosso orçamento.
Em primeiro lugar enviamos-lhe a proposta gráfica com as situações típicas do livro. Após aprovação desta, inicia-se o trabalho de paginação.
Na conclusão ser-lhe-ão enviados os documentos digitais para aprovação. Finalmente serão preparadas as artes finais para impressão.

Optar pela impressão a cores ou a preto e branco?
Na impressão digital (ID) esse aspeco é irrelevante pois a impressão é directa, do ficheiro digital para a impressora.
Na impressão convencional (offset), existe a operação intermédia de produção de chapas, 4 para a impressão a cores (ver glossário “CMYK”) e 1 para a impressão a preto. Neste último caso a impressão sai mais barata.

Qual é a quantidade mínima que posso encomendar?
Na ID pode encomendar-nos apenas um exemplar. Contudo, para conseguir um melhor preço recomendamos encomendas mínimas de 10 exemplares.
Também aceitamos grandes tiragens (ver glossário “Tiragens”).

Posso, se necessário, mandar imprimir mais exemplares?
Claro. É uma das vantagens da ID. A operação de impressão de mais exemplares é semelhante em rapidez à impressão a partir do seu computador para a impressora. Basta dar-nos a ordem de impressão e receberá os seus livros no mais curto espaço de tempo.